terça-feira, 15 de março de 2016

Buco-Zau: vila há 59 anos

A sede do município de Buco-Zau, cerca de 120 kms a norte da cidade de Cabinda, celebra hoje o seu 59º aniversário da ascensão à categoria de Vila.

O município de Buco-Zau passou à categoria de vila a 15 de Março de 1957. Actualmente conta com duas comunas, sendo Necuto e Nhuca. Tem como recursos hídricos os rios Chiloango e Luali. está localizada entre os municípios de Cacongo a Sul e a mais ao norte Belize.

Faz também fronteiras fluvial com a RDC na comuna de Necuto e na sede do município com a região de Kouilou (Congo Brazaville).

Têm ainda como recursos, o ouro nas margens do rio Luali, o ferro, o fosfato bem como a madeira na floresta do Maiombe tido como uma das principais riquezas da província de Cabinda.

Buco-Zau, localiza-se em pleno coração da floresta virgem e húmida do Maiombe tida como uma das maiores do mundo.
Notícia e foto sacada do site ANGOP Agência Angola Press

2 comentários:

Unknown disse...

O meu nome é José manuel dos Reis Rodrigues e sou o médico que esteve convosco em Cabinda o meu email é reirod45@gmail.com. Bem hajam e digam-me quando for o próximo convivio

João Silva disse...

Olá Dr. José Rodrigues
Pode anotar na sua agenda que os almoços convívio do nosso batalhão são sempre no PRIMEIRO SÁBADO DE OUTUBRO. Este ano é dia 5 Outubro e será em Viseu.
Já tomei nota do seu email reiro45@gmail.com e na altura própria será avisado de todos os pormenores.
Abraço
João Silva